segunda-feira, 4 de julho de 2011

Recicle-se


Nosso planeta azul vive tempos difíceis. E não é à toa. Pois, os maus tratos que nosso planeta vem sofrendo, são preocupantes.

Emissão de poluentes, uso e abuso de recursos naturais, tratamento de esgoto, o destino do lixo, as queimadas e os cortes de árvores. Todas essas causas têm por si só, apenas um autor. O homem.

Já parou pra pensar? Nos mesmos, somos a nossa destruição. Parece ridículo, mas é isso. Você mora em uma casa, onde você paga um aluguel caríssimo ou paga parcelas intermináveis e mesmo assim, você destrói sua casa. Faz sentido? Lutar para ter sua casa e depois destruí-la? Faz sentido? Ter um planeta onde você pode viver em paz e sem mais sem menos destruí-lo?

A verdade é que devemos nos preocupar realmente com nosso planeta, cuidar de verdade, não apenas por modismo. E sim preservar aquilo que realmente importa.

Usar veículos menos poluentes com uso de combustíveis naturais, etanol por exemplo. Carros com menos emissão de CO2, com a produção do seu material fabricado por materiais ecologicamente corretos, reciclados ou materiais que não causam grande impacto no meio ambiente.

Ter um tratamento de esgoto digno. E coloca ênfase no “digno”. Grande parte do nosso esgoto é parcialmente filtrado e depois é desaguado nos rios e nos mares. O Rio Tietê é exemplo disto, será que o governador desta vez faz alguma coisa?

E os litorais sofrem ainda mais, com aumento do nível do mar, devidos o aquecimento global e o derretimento das calotas polares, as praias estão perdendo espaço. E ainda o sistema de esgoto é “excepcional”! O esgoto vai direto para o mar. Desrespeito com você, comigo e com os turistas, que no final acaba dando uma má impressão do Brasil no exterior.

A reciclagem em especial é muito importante! Mas deve ser levada a sério. Afinal, têm muitas empresas, universidades, prédios estatais e entre outros locais que colocam a coleta seletiva de lixo (Papel, Plástico, vidro, metal e o não-reciclável), mas no fim acaba tudo no mesmo lugar. No aterro sanitário.

As queimadas incontroláveis e cortes abusivos de florestas inteiras são crimes sem punição. A floresta Amazônica vem sendo destruída aos poucos e enquanto isso os nossos governantes fingem não ver. O mais engraçado é que o Brasil está gastando milhões com os caças franceses para proteger a jazida de petróleo, mas não gasta nada com a Amazônia, que vem sido apossada até por estrangeiros golpistas. Nem mesmo manda um exército decente que de conta dos limites das áreas da nossa floresta. E aproveitando o momento, a Amazônia é do Brasil e não do mundo, “senhor” Obama.

Essa postagem tem como objetivo de “abrir os olhos” daqueles que tem um tesouro nas mãos e não sabe. O Brasil é um paraíso! E não é à toa. Pois temos a maior floresta do mundo, o maior rio do mundo. O nosso país e rico na flora, na fauna, no clima e no espaço. E tem um povo que luta pelo respeito e justiça a todos.


Viva em harmonia com o mundo e com sigo mesmo.
 Seja. Faça. Mude. Recicle-se.


Postar um comentário