quarta-feira, 14 de julho de 2010

O mundo em Três Dimensões (3D)


  • Imagens 3D são imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões.
  • Qualquer representação gráfica de um objeto apresenta-se com duas dimensões - 2D (altura e largura), mas com o auxílio de óculos especiais que transmitem uma imagem diferente para cada olho, assim alterando o angulo de cada um deles e fazendo com que o cérebro crie a ilusão de profundidade, ou com o auxílio da computação gráfica entre outros recursos, pode-se fazer com que a figura dê a impressão de apresentar, também, profundidade, o que dá maior semelhança com o objeto representado.


Muitos pensam, que o efeito 3D em filmes do cinema, e algo de alta tecnologia, onde se gastaram milhões, em investimentos para se conseguir a imagem em alta definição, fazer "ultrapassar" o telão do cinema e fazer um verdadeiro Show de imagens cinematográficas.

Mas não é bem assim! O efeito 3D no cinema ou em qualquer lugar, é muito simples. É simplesmente uma ilusão de ótica, um verdadeiro jogo de imagens.


Pensou errado, se você acha que efeito 3D, é só no cinema. O tridimensional   também está nos televisores LED, nos Notebooks, nas câmeras digitais e até em equipamentos de engenharia.


São apenas imagens sobrepostas a outra, dando o parecer de uma imagem cheia de "fantasmas azuis e vermelhos", sendo essa característica de uma imagem em 3D.

No cinema, é um pouco diferente. Na filmagem existe duas câmeras com diferentes ângulos mas, focalizando o mesmo objeto. Continuando tendo a mesma característica das imagens em 3D, mas só que no cinema as imagens são em movimento.


  • Para podermos entender um pouco mais o "3D" devemos entender o "2D":


Diferente do 3D, o 2D tem duas dimensões (novidade?), até aí tudu bem, mas você consegue diferenciar uma imagem em 3D para uma imagem em 2D.



  • Vejamos as diferenças:




3D             
                                            











Imagem do jogo de Street Fighter IV - PS3


2D


Imagem do jogo de Street Fighter - Super Nintendo


Visualmente, podemos ver as diferenças de cor, nitidez, resolução e etc. É claro o jogo PS3 (3D) é muito mais superior que o jogo do Nintendo (2D).  Mas, saindo um pouco desses aspectos, podemos identificar a diferença mais importante, a "movimentação" dos personagens dos dois jogos. (Hã? Como assim?).


Na imagem do jogo em 2D, os personagens se movem na VERTICAL e na HORIZONTAL. Já, no jogo em 3D, os personagens se movem na VERTICAL, na HORIZONTAL e na DIAGONAL.


Exemplo prático:




Imagem gráfica de dois planos cartesianos. O primeiro em 3D e o segundo em 2D.

Em 3D temos três eixos, as coordenadas (x,y,z). Sendo X para Largura, Y para Altura e Z para Profundidade. Sendo em 2D, apenas Lagura(x) e Altura(y).


  


Imagem do campo visual gráfico de ambas dimensões (2D e 3D)

Sendo assim,  deixando bem claro que, o campo de visão da imagem em 3D é muito superior que a 2D. Mas custa nada testar alguns jogos em 2D. Tirando a movimentação, existe alguns jogos em 2D bem interessantes.




Mas, voltando no cinema, normalmente a imagem é em 2 dimensões OK? Com o "efeito" 3D, podemos chegar 3 dimensões? Mais ou menos, com efeito em 3D podemos visualizar a imagem com altura, largura e profundidade. Mas é uma profundidade falsa, ou seja não existe!(não adianta pegar com a mão mané!).



Portanto, as imagens não "brotam" do telão do cinema, e não é uma tecnologia complexa e avançada.  É apenas uma ilusão, uma mentira visível, é algo surreal, que nos deixa fora da realidade.



*BONÚS*

Como construir um óculos 3D?




Imprima a imagem com o molde numa folha sulfite, recorte e cole o papel celofane azul e vermelho nos locais indicados.

Porque as cores vermelho, verde e azul?






O vermelho, verde e o azul, são as cores de base para o Display Screen do seu televisor. É o famoso RGB (Red, Green, e Blue)

*Agora que você já tem, um óculos 3D, você pode testar nas imagens abaixo*







]]]TRIDIMENSIONAL[[[


"O tridimensional, é algo muito mais que alucinante,
é algo incrível, nada complexo, mas bem eletrizante.
Faz muito tempo, que não vejo uma coisa assim tão bela,
Simplesmente espetacular! Ver a imagem... sair da tela."


Isaac Venator, 2010

4 comentários:

A princess of Bel-air disse...

MUIto interessante..a imagem 2D é completamente diferente da 3D..mas confesso que ainda assim gostava de jogar jogos de imagem 2D ;D

Rafa disse...

Muito bom o post.. confesso que como a princess aí em cima, tbm prefiro jogos em 2D.. qto menos real melhor.. a tecnica #d, tem haver com uma tecnica precursora estereoscopia!! e isso é obra prima para a criação de relaidades virtual!!!
Interessante pakas né!!!
Dizem q a tecnica de 4D vai ter o odor!!! só esperar pra ver,,,


mto legal o post...

_______________

depois passa lá

http://culturapoperudita.blogspot.com/

Unknown disse...

é isso aí

Só não espero ficar velho, de tanto esperar
kkkkkkkkk

Tati Lemos disse...

ooi feliz dia do amigo atrasado...
Beijos seguindo aqui tmb*-*